remédio
Foto: Reprodução
De acordo com o estudo, as pessoas tiveram arritmia e o aumento do risco de sofrer um ataque fatal do coração

Um estudo feito no Brasil com o medicamento cloroquina foi interrompido após pacientes diagnosticados com Covid-19 tomarem uma dose elevada e apresentaram efeitos colaterais. De acordo com o estudo, as pessoas tiveram arritmia e o aumento do risco de sofrer um ataque fatal do coração.

No artigo, eles destacam que “num grupo maior de pacientes, descobriram que a alta dosagem de cloroquina por dez dias levantou bandeiras vermelhas sobre a sua toxicidade”.

Mortes por Covid-19 no Brasil sobem para 1.328; casos confirmados são 23,4 mil

A pesquisa foi realizada com 81 pacientes internados em Manaus por pesquisadores da equipe CloroCovid-19, integrada por cientistas de 21 instituições e liderado pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, do governo do estado do Amazonas.

Ao mesmo tempo, não encontraram evidências significativas de que a alta dosagem da cloroquina reduziu significativamente a replicação do novo coronavírus.

Em nota conjunta, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Academia Nacional de Medicina (ANM) alertam “que o uso indiscriminado da CQ e HCQ, no atual momento, não está apoiado em achados científicos robustos e publicados nas melhores revistas cientificas mundiais”.

Segundo OMS, novo coronavírus é 10 vezes mais letal que H1N1

As duas academias destacam que “enquanto não estiverem disponíveis os resultados dos estudos clínicos que estão sendo conduzidos em todo o mundo com esses dois medicamentos, testando um número adequado de pacientes, de acordo com as melhores práticas cientificas, seus usos no tratamento de pacientes portadores da Covid-19 devem ser restritos a recomendações de especialistas com consentimento do paciente ou de sua família e cuidadoso acompanhamento médico”.

O temor dos especialistas são os efeitos colaterais dos dois remédios, principalmente, para pacientes com doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, justamente os grupos mais vulneráveis ao coronavírus.

O estudo do francês Didier Raoult, que deu origem à onda de interesse nas duas drogas, está sob investigação da editora da revista científica que o publicou, a Elsevier, informou hoje o site Retraction Watch, que denuncia fraudes em ciência.

Fonte: O Globo

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!