Vacina
shutterstock
Chances de vacina em desenvolvimento dar certo são de menos de 10%, diz especialista

A revista científica Nature compilou todas as pesquisas sobre vacinas para a Covid-19 que estão sendo feitas em todo o mundo. De acordo com a publicação, há 115 vacinas em desenvolvimento, sendo que 78 foram registradas e 5 já estão em etapas avançadas de testes clínicos.

LEIA MAIS: Pesquisa da Unesp aponta potencial tratamento para a Covid-19

De acordo com o biólogo e pesquisador Dr. Atila Iamarino, as chances de uma vacina dar certo são de menos de 10%. “A diversidade é fundamental. São várias estratégias de vacina, de construções com mecanismos de vacinação e material genético em teste”, afirma o especialista.

O pesquisador ainda afirma que o tipo de vacina licenciada poderá ditar os países que poderão produzi-la. “Uma vacina mais simples, usando material genético, muitos países fazem. Uma vacina que depende de cultivar o vírus em quantidade em biossegurança precisa de muita tecnologia”, afirma o Dr. Iamarino. 

“A perspectiva de melhor cenário seria (uma vacina pronta em) 12 a 18 meses. Em caso excepcional e inédito, e com muita sorte, teremos algo no começo de 2021. O mais provável é que tenhamos antes uma vacina “incompleta”, menos do que o ideal, que possa ser usada por profissionais da saúde e trabalhadores essenciais”, projeta. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!