covid-19
Reprodução
Transmissão da Covid-19

Um estudo realizado em Dublin, na Irlanda, cruzou dados de outras 17 pesquisas para alcançar um resultado que indicasse a origem da transmissão dos casos de Covid-19 . De acordo com os resultados, uma média de 56% foram infectados a partir de pessoas pré-sintomáticas ou assintomáticas.

O momento caracterizado como pré-sintomático dura cerca de seis dias antes do surgimento dos primeiros sinais da doença. O indivíduo infectado e já capaz de transmitir a Covid-19 no período de incubação, então, ainda realiza atividades coletivas e permite a infecção de outras pessoas.

Leia mais: Estudo reforça isolamento social contra Covid-19: "não tem outra estratégia"

Outra conclusão apontada pelo documento é o fato de que a possibilidade de contágio pode ser ainda mais alta um ou dois dias antes do surgimento dos sintomas. Os resultados foram alcançados a partir de equações matemáticas que consideraram a evolução de cada paciente.

Além de ententender um pouco mais sobre o comportamento do vírus, a pesquisa é importante para evidenciar a importância do isolamento social - que impede o contato entre pessoas saudáveis e assintomáticas, além dos pacientes testados - nos países onde a taxa de transmissão ainda é considerada alta, como o Brasil.

    Veja Também

      Mostrar mais