UTI
Edilson Dantas / Agência O Globo
Pacientes com Covid-19 na UTI de hospital privado em São Paulo

SÃO PAULO - Pessoas com média de 60 anos, a maioria homens e com doenças associadas como hipertensão e diabetes, formam o perfil predominante de pacientes que acabam internados em UTIs brasileiras em decorrência do novo coronavírus. Os dados são do projeto Impacto MR, uma iniciativa do Proadi-SUS, programa que reúne o Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio Libanês, HCor, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Hospital Moinhos de Vento, com Ministério da Saúde e Anvisa.

De março até agora, o estudo reuniu informações preliminares de mais de 300 pacientes com Covid-19 internados em 50 UTIs brasileiras do país - 30% são instituições privadas e 70% instituições que prestam atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo os pesquisadores, entre os pacientes internados na UTI, 69% deles são hipertensos, e 40%, diabéticos, sugerindo alta prevalência de comorbidades nessa população. Além disso, 16% têm alguma doença respiratória.

Leia mais: Resposta sobre lockdown em SP sai na quarta, diz Covas

O tempo médio de internação e necessidade de ventilação também chamam a atenção. Segundo a amostra preliminar , 73% deles precisaram de ventilação mecânica por cerca de seis dias. E permaneceram na UTI durante oito dias, em média.

-O tempo de seguimento ainda é insuficiente para qualquer análise definitiva, mas aparentemente esses pacientes necessitam um período prolongado de ventilação e internação na UTI em relação ao usual - diz Thiago Lisboa, pesquisador do Instituto de Pesquisa do HCor e um dos coordenadores do projeto.

Segundo Lisboa, os dados podem ajudar a traçar estratégias de prevenção e tratamento da doença.

-Além da caracterização desses pacientes, os dados podem permitir acompanhar a dinâmica das admissões pelo novo coronavírus , o impacto nas demais causas de admissão e eventuais mudanças nos desfechos da unidade que possam estar relacionados a uma mudança de perfil de pacientes internados - explica.

O estudo seguirá a coleta de dados até dezembro, quando será feita uma análise com toda a informação da plataforma colaborativa formada pelas mais de 50 UTIs.

Por enquanto, diz Lisboa, ainda é cedo para dizer que a ocupação nas unidades de tratamento intensivo por coronavírus já começa a cair no país:

-Precisamos de mais tempo de observação.

Dados ampliados

O projeto Impacto MR existe desde setembro do ano passado, quando médicos e pesquisadores começaram a reunir informações sobre pacientes para avaliar o impacto de infecções por microrganismos em pacientes internados em UTIs brasileiras.

Até o momento, diz Lisboa, mais de 11 mil pacientes já foram incluídos na pesquisa. Com o surgimento da pandemia de Covid-19, os responsáveis fizeram ajustes no processo de coleta das informações para contemplar também os pacientes do novo coronavírus.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!