máscaras
Fabio Teixeira/Parceiro /Agencia O Globo
Máscaras de pano são recomendadas em vários países

Um estudo realizado no Canadá busca comprovar a eficácia das máscaras de pano, bastante comuns no Brasil durante pandemia da Covid-19. Embora não sejam apropriadas para uso hospitalar, as máscaras já são obrigatórias em várias cidades e evitam o espalhamento das gotículas de saliva, principal transmissor do novo vírus.

Leia mais: Você pode estar imune à Covid-19 e não sabe; entenda

De acordo com a pesquisa, que analisou outros estudos na mesma área, existem especificidades que podem aumentar a taxa de proteção da máscara. Entre os critérios, estão o tipo de tecido o usado: algodão apresenta resultados melhores do que outros t ecidos sintéticos . Além disso, três camadas de tecido são recomendadas.

"Quando falamos sobre máscaras, é importante ter em mente que mais camadas significa mais proteção para quem usa. Apesar disso, respirar se torna mais díficil", orienta o estudo, o que justifica o fato de que, no Brasil, a orientação é de que as máscaras sejam feitas com apenas duas camadas de tecido. 

O estudo também destaca que, apesar de apresentarem bons resultados no controle da pandemia, as máscaras não substituem as ações de isolamento social, que ainda é a ação mais eficaz contra a nova doença. A higiene correta do equipamento também interfere na proteção, assim como trocas frequntes que devem ser realizadas em um tempo máximo de duas horas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!