A potencial vacina contra o novo coronavírus (Sars-coV-2) da AstraZeneca provavelmente fornecerá proteção contra a infecção por cerca de um ano, disse o presidente da empresa, Pascal Soriot, em uma estação de rádio belga na última terça-feira (16).

Alemanha é destaque na corrida pela vacina da Covid-19
Reprodução
Alemanha é destaque na corrida pela vacina da Covid-19

A farmacêutica britânica já iniciou os testes em humanos da vacina  contra Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, com um estudo de fase 1 no Reino Unido prestes a ser concluído em breve e um estudo de fase 3 já iniciado, afirmou ele à emissora Bel RTL. "Acreditamos que ela irá proteger por cerca de um ano", disse Soriot.

Leia também:

A AstraZeneca informou no sábado que assinou contratos com França, Alemanha, Itália e Holanda para fornecer até 400 milhões de doses da vacina em potencial à União Europeia. Os países pagarão 750 milhões de euros (mais de R$ 4 bilhões) como parte de um acordo europeu para garantir o fornecimento da droga. A empresa também fechou acordos com o Reino Unido e os Estados Unidos.

"Se tudo correr bem, teremos os resultados dos ensaios clínicos em agosto/setembro. Estamos fabricando em paralelo. Estaremos prontos para entregar a partir de outubro, se tudo correr bem", acrescentou.

Alemanha e a CureVac

A Alemanha participará da empresa de biotecnologia CureVac, que está trabalhando em uma vacina Covid-19 , afirmou o ministro da economia do país, Peter Altmaier.

O governo de Berlim adquirirá uma participação de 23% pelo valor de 300 milhões de euros, segundo Altmaier. A medida veio após tentativas relatadas pelo governo dos EUA de adquirir a CureVac ou seus ativos em março, o que provocou uma reação de Berlim, que expressou apoio para manter a CureVac alemã.

Altmaier disse que o governo queria fortalecer os setores de ciências e biotecnologia na Alemanha e que Berlim não teria nenhuma influência sobre a estratégia de negócios da CureVac:

"O governo federal alemão decidiu investir nessa empresa promissora porque espera que isso acelere os programas de desenvolvimento e forneça os meios para aCureVac aproveitar todo o potencial de sua tecnologia", disse o ministro, acrescentando que a transação não exigiria a aprovação da UE.

"Com esse investimento, pretendemos dar segurança financeira a CureVac para que ela possa continuar trabalhando na produção de vacinas com o mesmo compromisso", afirmou ele em entrevista coletiva.

Uma fonte do governo disse que a medida reflete as preocupações alemãs de depender demais de fornecedores no exterior para produtos e equipamentos de saúde.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!