Cavalos podem ajudar no tratamento contra a Covid-19
Pixabay
Cavalos podem ajudar no tratamento contra a Covid-19

Pesquisadores do Instituto Vital Brasil estão desenvolvendo um soro para combater a Covid-19 com a ajuda de cavalos. O estudo, que está sendo realizado no Rio de Janeiro, pode trazer bons resultados no tratamento do novo coronavírus (Sars-cov-2) 

Apesar do tom otimista, o soro contra a Covid-19 é visto, até o momento, como uma forma de tratar pessoas que já estão doentes, e não como uma vacina. A estimativa é que o produto esteja disponível no mercado nos primeiros meses de 2021.

A ideia do estudo é usar o plasma do cavalo – que é a parte líquida do sangue – para estimular a produção de anticorpos capazes de combater o novo coronavírus em humanos.

Isso se daria por duas maneiras. Uma delas pega a proteína que o coronavírus usa para se ligar à célula humana e injeta no cavalo. A ideia é que o animal produza anticorpos capazes de impedir que o vírus consiga infectar essa célula.

A outra utiliza o vírus inteiro, mas inativado. Assim, o cavalo produz anticorpos que permitem que o organismo humano destrua esse vírus.

A estratégia não é nova, é utilizada pelo Instituto Vital Brazil há pelo menos um século. Com a ajuda dos cavalos, os pesquisadores já desenvolveram vacinas e soros contra picada de cobra, aranha, escorpião e até de abelha.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!