Nesta quinta-feira (16), o Brasil chegou aos 2 milhões de casos da Covid-19. A marca foi alcançada menos de um mês depois do registro de 1 milhão de casos, que aconteceu no dia 19 de junho. Desde a confirmação do primeiro caso no país, passaram-se 141 dias.
Segundo a Universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos, considerado epicentro do novo coronavírus no mundo, alcançou a marca de 2 milhões de casos no dia 10 de junho, 139 dias depois de chegar ao seu primeiro milhão.
Dessa forma, o Brasil apresenta ritmo de crescimento da pandemia similar ao apresentado pelos EUA, que hoje somam mais de 3,4 milhões de infectados.
No entanto, o salto brasileiro de 1 milhão para 2 milhões de casos de Covid-19 foi 1,7 vezes mais rápido que os EUA. Enquanto os EUA levaram 49 dias, o Brasil demorou apenas 28.
Isso significa que o país sul-americano registrou, em média, 200 mil novos casos por semana no último mês.
No entanto, é possível que os números da pandemia no Brasil estejam ainda mais descontrolados, já que o país realizou 10 vezes menos testes do que os EUA desde fevereiro.
Enquanto os EUA realizaram cerca de 44 milhões de testes, o Brasil fez apenas 4,5 milhões, o que corresponde a apenas 2% da população brasileira.