Comprimidos de hidroxicloroquina
Cadu Rolim/Fotoarena/Agência O Globo
Hidroxicloroquina não eficácia comprovada

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, disse em entrevista coletiva nesta sexta-feira (17) que existe uma "inconsistência de críticas" no uso da hidroxicloroquina para tratar pacientes com a Covid-19 , doença causada com a contaminação pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

O técnico fez comentários sobre o que ele chamou de polarização do uso do medicamento e disse que hoje em dia existem pessoas "usando a ciência como um tipo de corrente". "Eu peço que as pessoas tenham mais responsabilidade. Tem muita gente fazendo mau uso da ciência e só usando recortes de determinados artigos", disse Angotti Neto.

Como consequência dessa politização do assunto o secretário, disse que muitos gestores e autoridades ficam sem saber como lidar com uma situação que acirra muitos ânimos. "Algumas pessoas parecem não ler com muito zelo, com muito cuidado", afirmou ao defender que sempre há posições contrárias e a favor do uso de medicamentos, mesmo dentro do meio dos pesquisadores.

Sobre uma possível mudança da recomendação que o Ministério da Saúde passou a fazer do uso da hidroxicloroquina , dando a liberdade inclusive para que médicos a receitam se acharem que for necessário, o secretário também disse que a nota da pasta está em constante mudança. As alterações, segundo ele, levam em conta um monitoramento que o governo faz de publicações científicas de todo o mundo.

Nenhuma organização, entidade de especialistas ou publicação científica recomendou até hoje o tratamento com hidroxicloroquina para a Covid-19. Há países como os Estados Unidos, inclusive, que antes defendiam o uso da droga, mas passaram a não recomendá-la .

Desde que contraiu o novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), tem defendido o uso da hidroxicloroquina,  tomando comprimidos inclusive durante as transmissões ao vivo que ele tem feito nas redes sociais durante seu isolamento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!