Vacina chinesa Ad5-nCOV é segura e induz resposta imune, afirmam cientistas

Resultados preliminares dos testes ocorrem no mesmo dia em que vacinas de Oxford e da Pfizer também apresentaram avanços

Foto: Reprodução
Laboratório CanSino Bio é o responsável pela vacina chinesa Ad5-nCOV

Nesta segunda-feira (20), dia em que o Brasil recebeu um carregamento da CoronaVac para iniciar nova etapa de testes em São Paulo , outro laboratório chinês confirmou os resultados positivos da vacina que vem produzindo.

Segundo informações da agência de notícias Reuters, a vacina  Ad5-nCOV, desenvolvida pelo laboratório CanSino Biologics em parceria com unidade de pesquisa do Exército da China, mostrou ser segura e capaz de induzir resposta imune nos voluntários que receberam a dose.

A divulgação ocorre no mesmo dia em que a Universidade de Oxford também confirmou que a vacina desenvolvida por pesquisadores da instituição obteve resultados positivos .

As informações são do estudo preliminar divulgado pela revista científica The Lancet, baseado em testes com 1.077 voluntários. A vacina é uma das mais promissoras para combater o novo coronavírus e está na terceira e última fase de estudos clínicos em humanos, tanto no Reino Unido como no  Brasil .

Por fim, a empresa alemã de biotecnologia BioNTech e a farmacêutica americana Pfizer divulgaram dados adicionais da vacina experimental que estão produzindo, provando que ela é segura e também capaz de induzir resposta imunológica nos pacientes.

Os resultados referem-se a um teste feito na Alemanha com 60 voluntários saudáveis que, após tomarem duas doses da vacina, produziram anticorpos. Segundo as empresas, esses dados deverão agora ser revisados para sua publicação oficial.