EUA
Niyi Fote/TheNews2/Agência O Globo
Números da doença seguem crescendo descontroladamente no país

Nesta quinta-feira (23), a atualização dos  dados da pandemia da Covid-19 nos EUA mostraram que o país ultrapassou a marca das 143 mil mortes e que o epicentro da doença mudou de local: deixou o estado de Nova York e migrou para a Califórnia.

Segundo informações da Universidade Johns Hopkins, os EUA têm agora 143.193 óbitos e 3.971.537 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2). A expectativa, levando-se em conta a média de crescimento dos últimos dias, é que o país alcance a marca dos 4 milhões de infectados ainda nesta quinta.

Tal elevação recente fez com que o foco principal da doença no país, o chamado epicentro, mudasse de lugar: depois de passar pelos estados de Nova York e da Flórida, está localizado agora na Califórnia,  na Costa Oeste.

Com dois dias seguidos de recorde, com mais de 12 mil novos registros, a Califórnia atingiu 421.286 contaminações - bem à frente dos 408.886 de Nova York . Na sequência, aparecem a Flórida (379.619) e o Texas (363.615).

A situação dos californianos é bastante diferente dos nova yorkinos. Isso porque, o segundo conseguiu controlar o avanço da doença com a implantação de duras medidas restritivas por um longo tempo. Já a Califórnia - assim como a Flórida e o Texas - cederam à pressão do presidente Donald Trump e anteciparam a reabertura, já que a pandemia parecia controlada.

Em números, Nova York registrou 4.880 casos entre 14 e 21 de julho. A Califórnia registrou quase 63 mil no mesmo período. No entanto, o governo diz que o avanço das novas infecções ocorre por conta do maior tamanho da população - quase 20 milhões em NY e 39,5 milhões na Califórnia.

A contaminação por número de habitantes também é maior no estado do norte, com 2.081 a cada 100 mil moradores contra 1.046 a cada 100 mil habitantes. As mortes são maiores em Nova York, com mais de 25 mil - número três vezes maior do que na Califórnia.

Essas diferenças, segundo especialistas, podem ser explicadas pelo fato de que, quando a Covid-19 chegou a Nova York, ainda se sabia muito pouco sobre seu avanço, dado que era ainda fevereiro. Os demais estados também tiveram mais oportunidades de ampliar os serviços sanitários e se equipar de maneira melhor para evitar uma sobrecarga nos hospitais.

Segundo a Johns Hopkins, quando comparados os estados pelo mundo, apenas São Paulo tem mais casos do que a Califórnia . O território paulista tem 439.446 confirmações em dados atualizados até esta quarta-feira .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!