Mulher segurando anticoncepcional
shutterstock
Mulher segurando anticoncepcional

Mulheres que tomam pílula anticoncepcional têm menos chance de desenvolver Covid-19 grave, é o que aponta um estudo da Universidade King de Londres. 

De acordo com a pesquisa, o estrogênio desempenha papel crucial na proteção contra o novo coronavírus (Sars-coV-2), o que também explica o motivo de homens serem mais afetados pela enfermidade.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de meio milhão de mulheres que utilizaram o aplicativo Covid Symptom Study durante os meses de maio e junho. O aplicativo foi desenvolvido pela King’s College para rastrear pessoas com a doença.

Os resultados mostraram que aquelas que tomavam pílula anticoncepcional oral combinada tinham, em média, um risco 13% menor de desenvolver quadros graves.

Todavia, mulheres na pós-menopausa apresentavam um risco 22% maior do que aquelas na pré-menopausa. Aquelas na faixa etária de 45 a 50 anos apresentaram maior risco e relataram sintomas como perda de olfato, febre e tosse persistente.

A necessidade de tratamento com oxigênio no hospital também foi significativa neste grupo. “Nós supúnhamos que mulheres na pré-menopausa, com níveis mais altos de estrogênio, teriam Covid-19 menos grave quando comparadas a mulheres da mesma idade e IMC [índice de massa corporal] que passaram pela  menopausa, e nossas descobertas confirmaram isso. Além disso, quando comparamos um grupo mais jovem de mulheres que usavam de pílula anticoncepcional combinada com um grupo semelhante que não tomava o medicamento, as mulheres do primeiro grupo tinham Covid-19 menos grave, sugerindo que os hormônios presente na pílula podem oferecer alguma proteção contra a Covid-19″, disse Karla Lee, que co-liderou o novo estudo, ao The Telegraph .

A principal hipótese para explicar essa associação é que o hormônio feminino estrogênio estimula uma resposta imunológica mais vigorosa, aumentando a quantidade de células imunes produzidas e no quão bem essas células respondem à infecção. Esse hormônio está presente em proporções mais altas nas mulheres do que nos homens. E faz parte das pílulas combinadas, portanto, mulheres que tomam esse tipo de medicamento possuem quantidades ainda mais altas de estrogênio .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!