Desde o início da pandemia da Covid-19 , doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), 67 cidades brasileiras continuam sem registros de mortes ou casos confirmados da doença mesmo após o Brasil atingir a marca de 100 mil óbitos e 3 mihões de contaminações pelo novo coronavírus.
Esse municípios estão espalhados por todas as regiões do País, com exceção do Norte. Entre as características comuns a todas as cidades estão o seu tamanho e o isolamento geográfico que elas têm em relação ao restante do Brasil.
Mas esses não são os únicos fatores as tornaram livres na Covid-19. Em Ribeirão Corrente, no estado de São Paulo, o comércio está funcionando com uma barreira física na entrada e pontos de acesso a álcool gel.
Já em João Dias, no Rio Grande do Norte, o bloqueio à rodovia se deve também ao fato de a cidade não ter rodovias de grande fluxo cortando o município. Mesmo assim, para garantir a segurança sanitária da população, barreiras foram montadas na entrada da cidade, ligada à estrada que faz divisa com o estado vizinho da Paraíba.
No Centro-Oeste, a cidade de Novo Planalto, em Goiás, também é uma das raras cidades sem casos registrados até agora.