Miguel Díaz-Canel%2C presidente de Cuba
Divulgação
Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba

Na próxima semana Cuba dará início aos ensaios clínicos em humanos de seu projeto de vacina contra Covid-19 , a Soberana 01. A informação foi divulgada pelas autoridades sanitárias do país na última terça-feira (18). Os resultados estão programados para serem divulgados em fevereiro de 2021.

O Registro Público de Ensaios Clínicos de Cuba e o Centro de Controle Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos autorizaram o início dos ensaios em 676 pessoas entre 19 e 80 anos. O recrutamento de candidatos começará no próximo dia 24 de agosto e terminará no final de outubro.

Essas pessoas não devem ter "alterações clinicamente significativas" e devem dar seu consentimento por escrito para receber a dose da vacina contra o novo coronavírus (Sars-coV-2), diz o comunicado emitido pelas autoridades.

A conclusão do estudo está prevista para 11 de janeiro e os resultados ficarão prontos em 1º de fevereiro de 2021 e publicados em 15 de fevereiro.

Sobre esta etapa, o presidente Miguel Díaz-Canel declarou: "Embora haja vacinas de outros países, precisamos das nossas para ter soberania". O chefe da Epidemiologia Cubana, Francisco Durán, disse que a expectativa é que o país tenha acesso à vacina no primeiro trimestre de 2021.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!