OMS
Pixabay
Covid-19 ameaça iniciar segunda onda em países como Alemanha, Itália e França

Organização Mundial da Saúde (OMS) disse, nesta quinta-feira (20), que a pandemia do novo coronavírus pode ser controlada na Europa sem a necessidade de paralisar toda a sociedade. Segundo a OMS, as autoridades do continentes estão mais preparadas e há uma maior conscientização sobre a doença.

"Estamos em uma posição melhor para erradicar os surtos virais graças às medidas básicas em nível nacional e a medidas complementares mais específicas. Podemos controlar o vírus e manter as atividades econômicas e o sistema educacional funcionando", disse Hans Kluge, diretor para a Europa da OMS , em uma entrevista.

No último mês, depois de controlar a pandemia com quarentenas estritas, a Europa vem testemunhando um aumento do número de casos de Covi-19,  sem no entanto registrar a mesma mortalidade. Segundo Kluge, "não estamos na situação de fevereiro, sabemos como direcionar as ações contra o vírus".

A OMS recomenda, além das medidas de isolamento e de campanhas nacionais de teste e rastreamento dos contatos de novos casos, uma série de medidas locais quando surtos específicos surgem.

Na Europa , em média, 26 mil novos casos são registrados todos os dias. Os jovens têm sido a fonte de infecções, embora sejam atingidos de maneira mais leve normalmente.

Para o diretor da OMS , é importante reabrir escolas em paralelo ao desconfinamento. Isso porque manter as escolas fechadas pode afetar muitas crianças, principalmente as com deficiência.

Alemanha, Espanha e França têm aumento de casos

A Alemanha registrou, nesta quinta-feira, o número mais elevado de novos casos em um dias desde abril : 1.707. Os dados são do instituto epidemiológico RKI, que soma 228.621 contaminações e confirmam a aceleração das infecções no país nas últimas semanas.

A pandemia vinha retrocedendo no país até algumas semanas atrás, mas agora retorna aos níveis que tinham alcançado no fim de abril. O recorde de casos diários, no entanto, é bem superior: 6 mil no início de abril.

Na Espanha , Madri e sua região contabilizaram quase 6.700 casos nas últimas 24 horas, números que recordam os piores momentos da pandemia no país.

Já na França , as infecções dispararam nas últimas 24 horas: 3.700 novos casos, um número que não era registrado desde maio. Para tentar frear o avanço, as autoridades estão ampliando a obrigatoriedade do uso de máscara em mais regiões e cidades.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!