Novo coronavírus
shutterstock
Novo coronavírus penetra o cérebro pela corrente sanguínea

Um novo estudo publicado pela revista científica Live Science revela que o novo coronavírus (Sars-CoV-2) pode infectar o cérebro e causar danos severos, tão graves quanto nos pulmões. O artigo ainda não foi revisado por especialistas.

A Covid-19 foi relacionada a diversas formas de danos cerebrais, entre inflamações e encefalopatia. Os pesquisadores fizeram autópsias em pacientes que morreram da doença e conduziram experimentos utilizando o tecido nervoso. Foi descoberto que o vírus chega ao cérebro pela corrente sanguínea, olhos e bulbo olfatório. 

Os pesquisadores registram que o novo coronavírus também pode infectar neurônios com os receptores ACE2, os mesmos utilizados para penetrar nas células do pulmão, em ratos. Ainda é incerto se o Sars-CoV-2 tem o mesmo efeito em seres humanos.

Entre os principais sintomas registrados nos pacientes que tiveram o tecido nervoso infectado pelo novo coronavírus estão AVC, delírio, confusão mental e ausência de olfato. Pesquisadores ainda não identificaram se o vírus pode se replicar no cérebro. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!