Agência Brasil

Vacina
Agência O Globo
Reino Unido mantém expectativa de vacinação ainda este ano

Uma vacina contra a covid-19 pode ser disponibilizada para algumas pessoas no Reino Unido antes do Natal, mas um lançamento no início de 2021 é o mais provável, disse Kate Bingham, a responsável pela aquisição de possíveis imunizantes no país, nesta quarta-feira.

"Se as primeiras duas vacinas, ou qualquer uma delas, mostrarem que são seguras e eficazes, acho que há uma possibilidade de que a disponibilização da vacina comece antes do Natal. Mas se não, acho que é mais realista esperar para o início do ano que vem", disse ela à BBC.

Apesar da boa notícia, Bingham também comentou, em um artigo publicado pelo periódico The Lancet , que é importante "prevenir-se contra a complacência e o excesso de otimismo" em relação ao imunizante contra a Covid-19, afirmando que a primeira geração da vacina "provavelmente será imperfeita". 

A profissional explica que nenhuma vacina com segurança comprometida será aplicada na população, porém dados precisos sobre a duração da imunidade explicam que os efeitos da vacina podem ser menos duradouros do que o desejado. 

    Veja Também

      Mostrar mais