Vacinas em teste contra o novo coronavírus
Reprodução/ iG Minas Gerais
Vacinas em teste contra o novo coronavírus

Site do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) publicou, neste sábado (5), nota assinada por secretários de saúde estaduais e municipais de Saúde, solicitando ao governo federal que compre todas as vacinas contra a Covid-19 que tenham eficácia e segurança comprovadas. Como, também, a imunização de toda a população brasileira o mais breve possível - que seria por meio de um Plano Nacional de Imunizações unificado.

O Ministério da Saúde confirmou que fechou acordo para compra de duas vacinas, mas não informou se irá adquirir vacinas de outros laboratórios.

"O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) reiteram a defesa da incorporação pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) de todas as vacinas contra a Covid-19, com reconhecidas eficácia e segurança, especialmente as que já estão sendo testadas no Brasil, considerada, ainda, a necessidade de se alcançar a imunização de toda a população brasileira, com a máxima brevidade", diz  a nota.

O conselho alerta para os riscos da falta de uma coordenação nacional, além de uma eventual adoção de diferentes grupos prioritários e/ou cronogramas para a vacinação nos estados.

"É urgente que os processos de avaliação para o uso emergencial de vacinas contra a Covid-19, a logística de aquisição de insumos, o sistema de informações, a definição das estratégias de monitoramento e avaliação da campanha e, principalmente, a aquisição das vacinas estejam sob a coordenação do Ministério da Saúde, responsável pelo PNI, como medida para garantir a equidade entre os entes subnacionais", ressalta a nota.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!