400 doses da Sputnik V são descartadas na Argentina por suspeita de sabotagem
Reprodução/Twitter pfizer
400 doses da Sputnik V são descartadas na Argentina por suspeita de sabotagem

400 doses da vacina Sputnik V contra a Covid-19 que foram adquiridas pela Argentina tiveram que ser descartadas após ficarem fora da refrigeração necessária. Existe uma suspeita de que a ação foi sabotagem. O caso ocorreu na cidade de Olavarría, a 350 km de Buenos Aires. As informações foram divulgadas pelas autoridades de saúde local nesta segunda-feira (4).

"Na madrugada desta segunda-feira foi registrada uma sabotagem no Hospital provincial de Oncologia Luciano Fortabat, da cidade de Olavarría, devido à perda da cadeia de frio de 400 doses da vacina Sputnik V por fatos de extrema gravidade", destacou o ministério da Saúde da província de Buenos Aires.

E completaram: "Ficou em evidência uma série de fatos irregulares graves: foi cortada a transmissão da câmara de segurança que registra imagens do freezer às 02h50 da madrugada e a conexão não voltou. Também houve movimentos estranhos ao redor do hospital", disse Ramiro Borzi, diretor da Região Sanitária IX, com jurisdição em Olavarría.

A Argentina começou na última semana sua campanha de vacinação contra a Covid-19 com a aplicação da vacina Sputnik V, elaborada pelo Centro de Epidemiologia e Microbiologia Nikolai Gamaleya, da Rússia.

Em 24 de dezembro, chegaram ao país as primeiras 300 mil doses da vacina, autorizada "com caráter de emergência" pelo ministério da Saúde. O acordo com a Rússia prevê outras 19,7 milhões de doses entre janeiro e fevereiro. A Sputnik V prevê uma segunda dose, a ser aplicada 21 dias após a primeira.

A Argentina registra desde março passado mais de 1,6 milhão de contágios e superou as 43.600 mortes por Covid-19.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!