Brasil registra primeiro caso no mundo de reinfecção por nova cepa da Covid-19
Reprodução: BBC News Brasil
Brasil registra primeiro caso no mundo de reinfecção por nova cepa da Covid-19

Um caso de reinfecção da nova cepa da Covid-19, que foi detectada inicialmente na África do Sul, foi identificada em uma paciente brasileira de 45 anos que mora em Salvador, na Bahia. Este é o primeiro caso catalogado do mundo. A descoberta foi feita por uma pesquisa do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa (IDOR) e do Hospital São Rafael, de Salvador.

A descoberta de pesquisadores brasileiros foi publicada em versão preprint e aguarda revisão por pares na revista científica The Lancet Infectious Diseases. De acordo com pesquisadores, a paciente não tinha comorbidades e foi infectada pela primeira vez em 20 de maio do ano passado.

O segundo episódio aconteceu em 26 de outubro, sendo mais severo nos sintomas do que a primeira vez. Ambos os diagnósticos foram confirmados por testes RT-PCR e, após a segunda ocorrência, a paciente passou por um teste de IGg com confirmação de anticorpos.

"Trata-se do primeiro caso de reinfecção por SARS-CoV-2 no Estado da Bahia, confirmado por sequenciamento. Foi observada, na sequência genética do vírus presente no segundo episódio, a mutação E484K, que é uma mutação identificada originalmente na África do Sul e tem causado muita preocupação no meio médico, pois ela pode dificultar a ação de anticorpos contra o vírus", explicou o pesquisador que fez parte do projeto, Bruno Solano. 

Como foi a descoberta

Os pesquisadores isolaram os vírus em laboratório e realizaram a análise genômica das cepas do primeiro e segundo episódios de infecção para compará-los entre si, e também para associá-los com outras sequências de vírus no Brasil e no mundo.

Estas análises permitiram concluir que a paciente apresentou, em um intervalo de 147 dias, dois episódios de Covid-19, cada um provocado por vírus de linhagens diferentes.

O grupo de pesquisa do IDOR segue investigando outros casos suspeitos de reinfecção, para monitorar a presença desta e de outras eventuais variantes genéticas, que podem estar circulando no Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!