A Turquia iniciou oficialmente nesta quinta-feira (14) sua campanha de vacinação em massa contra o novo coronavírus, usando o imunizante Coronavac, desenvolvido pela empresa chinesa Sinovac.
Na última quarta (13), o ministro da Saúde, Fahrettin Koca, e membros do comitê técnico-científico nacional já haviam recebido a primeira das duas doses da vacina no lançamento simbólico do programa de imunização.
A primeira fase da campanha é destinada a trabalhadores da saúde, hóspedes de asilos e idosos com mais de 65 anos. Das 50 milhões de doses compradas pela Turquia, 3 milhões já foram entregues pela Sinovac.
O laboratório ainda não divulgou dados consolidados dos ensaios clínicos de fase 3 da Coronavac, que está sendo testada em países como Brasil, Indonésia e a própria Turquia.
Enquanto o Instituto Butantan apontou uma eficácia global de 50,38% nos ensaios na população brasileira, Ancara e Jacarta divulgaram índices de 91,25% e 65,3%, respectivamente, mas não deram detalhes sobre os números.
"Todos devem se vacinar para voltar à vida de antes. Completamos os testes, e a vacina é suficientemente segura", garantiu Koca. A Turquia também negocia a compra de 4,5 milhões de doses da vacina da Biontech/Pfizer.
O país soma 2,35 milhões de casos e 23.325 mortes na pandemia.