Vacina contra todos os tipos de coronavírus está sendo desenvolvida
André Shalders - @andreshalders - Da BBC News Brasil em Brasília
Vacina contra todos os tipos de coronavírus está sendo desenvolvida

Um novo estudo desenvolvido por pesquisadores do California Institute of Technology (Caltech) está tentando unir em uma só vacina a proteção para diversos tipos diferentes de coronavírus. A ideia é prevenir futuras pandemias para não repetir o que ocorreu com a Covid-19.   

A nova tecnologia usa nanopartículas e, neste caso, foi projetada uma com 60 subunidades à base de proteína e onde foram adicionados pedaços de oito tipo diferentes de coronavírus.   

Quando injetada nos ratos, a vacina induziu a produção de anticorpos que reagiram, inclusive, a uma variedade diferente de coronavírus do que aqueles que estavam presentes nas nanopartículas.

A vacina foi chamada de “mosaico de nanopartículas” e, conforme a Caltech, “a nanopartícula tem a forma de uma gaiola feita de 60 proteínas idênticas, cada uma das quais possui uma pequena etiqueta de proteína que funciona como um pedaço de velcro”.   

Já sobre o corpo responder a coronavírus que não sejam usados na vacina, os estudiosos apontam que “apresentar ao sistema imunológico múltiplas variáveis diferentes” do vírus sugere que “o sistema aprende a reconhecer ferramentas comuns dos coronavírus e pode potencialmente reagir a novos coronavírus emergentes – não só às variantes do Sars-CoV-2”. 

“Se nós pudermos mostrar que a resposta imune induzida pelas nossas nanopartículas tecnológicas induz a proteção contra o resultado de doenças infecciosas, então nós poderemos mover essa tecnologia adiante para os testes clínicos em humanos, onde há muitos passos necessários que acontecem entre o agora e o depois”, explicou o líder da pesquisa, Alex Cohen.   

O estudante da Caltech ressalta que o mosaico “não pretende substituir os métodos atuais de vacinas”, mas que é “sempre bom ter muitas ferramentas à mão quando nós enfrentarmos novas ameaças viras no futuro”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!