Vacina da Novavax tem eficácia de 89,3%, diz empresa
Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Vacina da Novavax tem eficácia de 89,3%, diz empresa

O laboratório americano Novavax anunciou nesta quinta-feira (28) que sua vacina contra o novo coronavírus apresentou 89,3% de eficácia em testes conduzidos no Reino Unido.

O resultado ainda é preliminar e não foi validado de forma independente, porém indica que o imunizante funciona também contra a variante britânica do Sars-CoV-2, já que o ensaio clínico no Reino Unido englobou o período pós-surgimento da cepa.

Cerca de 15 mil voluntários participaram do estudo no país europeu, sendo que metade recebeu a vacina e outra metade tomou um placebo. No primeiro grupo, foram detectados seis casos do novo coronavírus (nenhum deles grave); no segundo, 56, resultando em uma eficácia de 89,3%.

Cepa sul-africana - A Novavax também realizou um ensaio clínico com 4,4 mil voluntários na África do Sul, porém com resultados menos promissores. O estudo no país africano teve 44 contágios, sendo 29 no grupo que tomou o placebo, apontando uma eficácia de 49%, abaixo dos 50% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Novavax já anunciou que trabalha para tornar a vacina mais eficaz contra a cepa sul-africana do Sars-CoV-2 e prevê disponibilizar o imunizante a partir do segundo semestre de 2021.

A maioria das vacinas em estudo se baseia em sequências de DNA ou RNA mensageiro para instruir as células humanas a produzirem a proteína spike, espécie de coroa de espinhos que envolve o Sars-CoV-2 e é sua principal arma para atacar o organismo.

Já o imunizante da Novavax usa uma versão própria da proteína spike para estimular a resposta imunológica, auxiliada por um adjuvante que potencializa o efeito da vacina.

O laboratório já tem acordos com Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, além de negociações abertas com a União Europeia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!