Crusoé

'Inalador deve existir lado a lado com as vacinas', diz israelense que desenvolveu o Exo-CD24
O Antagonista
'Inalador deve existir lado a lado com as vacinas', diz israelense que desenvolveu o Exo-CD24

O israelense Nadir Arber, professor de medicina e gastroenterologia do Centro Médico Ichilov, em Tel Aviv, está sendo tratado em Israel como o homem que pode ter encontrado a cura da Covid. Arber desenvolveu o inalador Exo-CD24 que, usado por três minutos uma vez por dia, mostrou-se eficaz em melhorar o quadro de 29 de 30 pacientes com Covid.

A pesquisa está em fase inicial. Mesmo assim, o presidente Jair Bolsonaro, disse que um pedido será enviado em breve à Anvisa para uso emergencial do Exo-CD24. Arber respondeu brevemente a algumas perguntas de Crusoé .

Se aprovado por agências regulatórias em todo o mundo, o Exo-CD24 poderá ser uma maneira mais econômica para lidar com a Covid do que as vacinas?
Acredito que o inalador deve existir lado a lado com as vacinas. Temos muita experiência em Israel em relação à vacinação, mas não há dados de longo prazo sobre eficácia e segurança. De uma forma ou de outra, a Covid continuará por aqui e nós temos de estar preparados.

O Brasil atualmente depende da China e da Índia para importar o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para produzir vacinas. O Exo-CD24 poderia ser produzido localmente, sem a necessidade de importar ingredientes?
Absolutamente. A produção é eficaz, rápida e barata.

Quando o sr. acredita que o Exo-CD24 estará disponível em grande escala para os brasileiros?
Ainda preciso concluir as fases 2 e 3. Isso vai depender principalmente de financiamento.

O sr. notou algum efeito colateral entre os pacientes?
Nenhum.

O Exo-CD24 seria indicado para quem?
Para pacientes com gravidade moderada, como forma de evitar a deterioração de alta gravidade, a qual pode demandar a intubação.



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!