Crianças entre 5 e 11 anos estão incluídas nos testes que a Pfizer-BioNtech vai fazer sobre a eficácia de sua vacina contra a Covid-19 em maio ou junho no Brasil. O coordenador dos testes da Pfizer, Cristiano Zerbini, fez o anúncio em entrevista à CNN nesta sexta-feira (19).
"Precisamos vacinar as crianças, elas precisam voltar à escola e ter a mesma proteção dos adultos. Serão dois estratos: de 5 a 11 anos e de 12 a 17 anos. Provavelmente vai começar em maio ou junho", afirmou Zerbini.
E completou: "O protocolo do estudo será submetido para apreciação e aprovação da Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep), e os centros que vão realizar os estudos no Brasil, atualmente, estão sendo qualificados pela Pfizer. Em breve teremos o início do estudo não só no Brasil, mas em várias partes do mundo", afirmou.
Armazenamento
O coordenador dos testes da Pfizer no Brasil também comentou sobre a descoberta de que as doses podem ser armazenadas em temperaturas mais altas que -70ºC.
"Testes mais recentes feitos gradativamente mostraram que ela [vacina] permaneceu estável por duas semanas entre -15ºC e -25ºC. E ela pode ficar por cinco dias de 2ºC a 7ºC, então não precisamos mais de um freezer especial. Isso melhora muito a logística de aplicação das vacinas no Brasil", explicou Zerbini.