Dados são do Painel Covid-19 do Governo do Estado, que mostra ainda outras nove cidades com 100% de ocupação
Alex Ribeiro/Divulgação
Dados são do Painel Covid-19 do Governo do Estado, que mostra ainda outras nove cidades com 100% de ocupação

O município do Rio de Janeiro atingiu nesta terça-feira (16) o índice de 94% de ocupação de leitos de terapia intensiva para  Covid-19 na rede pública, levando em conta leitos municipais, estaduais e federais. O percentual é o mesmo de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. As cidades de Petrópolis, Rio das Ostras, Cordeiro Nova Friburgo e Vassouras tambémjá têm pelo menos 90% de ocupação.

Os dados são do Painel Covid-19 do Governo do Estado, que mostra ainda outras nove cidades com 100% de ocupação, como Teresópolis, Miguel Pereira e Itaperuna. Em todo o estado, a ocupação de UTIs para Covid-19 na rede pública já chega a 81,4%.

Diante da rápida evolução no número de casos , o secretário municipal de Saúde , Daniel Soranz, afirmou que a prefeitura não descarta adotar regras mais rigorosas de isolamento social nos próximos dias. Ele destacou que os números podiam ser ainda piores, se não tivessem sido abertos 193 novos leitos no município apenas em março, incluindo 50 na rede privada, financiados pela prefeitura. Soranz disse que outros 25 devem ser abertos nesta quarta-feira (17). Ao todo, foram abertos 353 leitos na rede desde janeiro: "se não fosse por isso, já teríamos chegado a 100% de ocupação".

Você viu?

Segundo painel de informações sobre a pandemia da Prefeitura do Rio , a cidade tem no momento 108 pacientes na fila por um leito de tratamento para a Covid-19.

Fiocruz faz alerta

Os números reforçam o alerta feito pela Fundação Oswaldo Cruz ( Fiocruz ) na noite desta terça-feira, em edição extra do Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19, em que os pesquisadores apontam que a atual situação do país na pandemia é o " maior colapso sanitário e hospitalar da história do Brasil ".

No boletim divulgado hoje, a Fiocruz aponta que 24 das 27 unidades federativas do Brasil estavam com índices de ocupação de leitos acima de 80%. Esse dado, no entanto, ainda não incluía o número mais recente divulgado pelo governo do Rio, de 81,4% de ocupação de leitos, o que inclui o estado no nível crítico de alerta, e agrava ainda mais o cenário mostrado pela Fundação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!