BBC News Brasil

Coronavírus: México supera Brasil após revisão e aumento de 60% em mortes
Reprodução: BBC News Brasil
Coronavírus: México supera Brasil após revisão e aumento de 60% em mortes

O ministério da Saúde do México revisou dados divulgados sobre a pandemia, indicando que o número de mortes causadas pelo coronavírus no país é 60% maior do que o relatado anteriormente.

Acredita-se agora que mais de 321 mil pessoas tenham morrido de covid-19 no país. Com a revisão, o México ultrapassa o Brasil na segunda posição no ranking de países com mais mortes por covid-19.

O Brasil tem 312 mil óbitos confirmados. Os números brasileiros, no entanto, também podem estar defasados, como mostrou recentemente a BBC News Brasil nesta reportagem .

Em termos relativos, o impacto do coronavírus pode ser ainda maior no México. O país tem mais mortes do que o Brasil, mas uma população menor — são 126 milhões de pessoas no México, contra 214 milhões no Brasil.

Os Estados Unidos são o país que registra mais mortes no mundo — quase 550 mil desde o começo da pandemia.

O relatório revisado pelo ministério da saúde do México aponta que, no final da sexta semana de 2021, o país tinha um total de 294.287 mortes "associadas à Covid-19" — bem mais que os 182.301 indicados anteriormente.

Desde então, mais de 26.772 mortes relacionadas à covid-19 foram relatadas em todo o México, o que elevaria o total para mais de 321 mil até o momento.

O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador tem enfrentado críticas por sua forma de lidar com a crise.

A oposição o acusa de minimizar a gravidade da pandemia e o aponta como culpado por atrasos no programa de vacinação.

Governo tem sido criticado pela lentidão no lançamento de vacinas
EPA
Governo tem sido criticado pela lentidão no lançamento de vacinas

Especialistas alertam há muito tempo que o verdadeiro número de mortos no México é provavelmente muito maior devido à falta de testes.

Também se acredita que a falta de leitos de terapia intensiva em muitos Estados tenha levado um grande número de pessoas a morrer em casa.

Você viu?

Segundo o governo, os novos números surgem após uma revisão das "mortes em excesso" e dos atestados de óbito no país.

Na semana passada, Hugo Lopez-Gatell, que lidera a resposta do governo do México à pandemia, alertou que o país corre o risco de uma nova onda de infecções enquanto milhões se preparam para o feriado da Páscoa.

López Obrador, que já se recuperou da Covid-19, muitas vezes é visto em público sem máscara.

Enquanto isso, o programa de vacinação do México teve cerca de 6,1 milhões de doses administradas.

Um reforço pode vir dos EUA, que anunciaram recentemente que liberariam 4 milhões de doses da vacina AstraZeneca para o México e Canadá.

Os dois países aprovaram o imunizante da AstraZeneca, mas os EUA ainda não.

Os EUA têm um grande estoque da vacina e a Casa Branca anunciou que 2,5 milhões dos 7 milhões de doses dos EUA iriam para o México e 1,5 milhão para o Canadá.

Líderes de ambos os países pediram ajuda à Casa Branca. As autoridades mexicanas chegaram a pressionar a equipe do presidente americano Joe Biden sobre o assunto durante uma conversa sobre segurança na fronteira no início deste mês.

O Brasil também tenta se beneficiar do excedente de vacinas dos EUA, como a BBC News Brasil mostrou nesta reportagem .


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!