Taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil cai, mas ainda é considerada alta
Reprodução
Taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil cai, mas ainda é considerada alta

A taxa de transmissão (Rt) da Covid-19 no Brasil é de 1,12, de acordo com levantamento do Imperial College de Londres, divulgado nesta terça-feira. O índice representa uma queda em relação ao relatório divulgado na semana passada, quando o Rt estava em 1,23, mas ainda é considerado alto.

A taxa de contágio acima de 1 indica que a doença avança sem controle no Brasil. Essa é uma das principais referências para acompanhar a evolução epidêmica do Sars-CoV-2 no país. Quando fica abaixo de 1, o índice indica tendência de desaceleração. O Rt atual significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem a doença para outras 112.

A universidade britânica também projeta que o Brasil deve registrar 18.800 óbitos pela Covid-19 esta semana, um aumento em relação a anterior, quando foram contabilizadas 16.798 mortes pela doença. No pior quadro estimado, as perdas para o coronavírus podem chegar a 19.500.

Dentro da margem de erro calculada pelo Imperial College, o Rt brasileiro pode variar de 1,08 até 1,14.

Especialistas costumam ponderar que é preciso acompanhar a taxa de transmissão por um período prolongado de tempo para avaliar cenários, levando em conta o atraso nas notificações e o período de incubação do coronavírus, que chega a 14 dias. No Brasil, o Rt se mantém acima de 1 desde dezembro.

Por ser uma média nacional, o  índice não significa que a doença está avançando ou retrocedendo da mesma forma em todas as cidades e estados do país.

Estatísticas nacionais mostram altos números de casos e óbitos pela Covid-19 no país. Na segunda-feira, o Brasil bateu um novo recorde na média móvel de mortes pela doença: o número chegou a 2.655, 34% maior se comparado ao cálculo de duas semanas atrás, segundo dados do consórcio formado por veículos de imprensa.

Contágio pelo mundo

As maiores taxas de transmissão da Covid-19 da semana foram registradas no Azerbaijão (Rt 1,63), em Bangladesh (Rt 1,59), na Turquia (Rt 1,53) e na Índia (Rt 1,47).

Já os menores índices foram identificados na Espanha (Rt 0,50), na Suécia (Rt 0,52), na Suíça (Rt 0,65) e em Portugal (Rt 0,66).

De acordo com o levantamento do Imperial College, o mundo registrou, até a segunda-feira, dia 29 de março, mais de 126 milhões de casos de Covid-19, e mais de 2,7 milhões de óbitos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!