BBC News Brasil

Vacina Soberana 02: a aposta de Cuba contra covid-19 que começa a ser testada em larga escala
Reprodução: BBC News Brasil
Vacina Soberana 02: a aposta de Cuba contra covid-19 que começa a ser testada em larga escala

Quase toda a população de Havana, capital de Cuba, deve ser imunizada até o fim de maio com uma vacina experimental contra a covid-19 desenvolvida no país, segundo planos do governo local.

Enquanto isso, a vacina Soberana 02, que ainda não foi totalmente certificada, já está sendo aplicada em profissionais de saúde da ilha.

O país começou neste mês a última fase de testes com duas das cinco vacinas que está desenvolvendo em seu território, batizadas de Soberana 02 e Abdala.

Como parte dos testes, as autoridades querem vacinar 1,7 milhão de habitantes de Havana (de um total de cerca de 2 milhões) até maio, de acordo com Ileana Morales, diretora de ciência e inovação tecnológica do Ministério da Saúde.

Em uma transmissão da televisão estatal, Morales afirmou que em junho será solicitado às agências sanitárias competentes o uso emergencial da Soberana 02 e da Abdala.

"Com a aprovação do uso emergencial, estaríamos a caminho de uma vacinação massiva da população", disse.

Espera-se que até agosto 6 milhões de pessoas no país tenham sido imunizadas, e que até o final do ano as vacinas cheguem a todos os 11 milhões de habitantes de Cuba.

O país está registrando entre 600 e 1.000 casos novos da covid-19 por dia, muito acima da média do ano passado, segundo a agência de notícias Reuters.

Você viu?

O nível mais preocupante de infecções está na capital, com 292 casos para cada 100 mil habitantes — contra 103,5 na média nacional, segundo informou a vice-ministra da Saúde, Carilda Peña.

Entretanto, desde o início da pandemia, o país contabilizou 68.250 casos e 401 mortes, uma das taxas per capita mais baixas do mundo.

"Ainda assim, o governo comunista foi criticado por não encomendar doses de outras vacinas contra o coronavírus disponíveis no mundo, como produzidas na Rússia e na China, que poderiam ter sido aplicadas em profissionais de saúde enquanto a Soberana ainda estava sendo desenvolvida."

Soberana
Getty Images
Projeto Soberana 02 parece estar na dianteira de vacinas testadas em Cuba

Cuba tem um sólido histórico no desenvolvimento de vacinas, produzindo seu próprio imunizante contra a meningite B no final dos anos 80.

Dos cinco projetos cubanos de imunizantes contra a covid-19, a Soberana 02 parece estar na dianteira. Ela soma a toxina do tétano à proteína com a qual o vírus invade as células humanas, em uma dosagem segura para que não cause uma infecção real.

Assim, quando o vírus tenta entrar na célula, a toxina conjugada gera uma reação do sistema de defesa do corpo que acaba por impedir a infecção.

Outros países da América Latina, especialmente Venezuela, México e Jamaica, já demonstraram interesse em adquirir as vacinas que estão sendo desenvolvidas em Cuba.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!