A trivalente protege contra três tipo de cepas da gripe e a quadrivalente contra quatro tipos.
Foto: Alessandra Nogueira
A trivalente protege contra três tipo de cepas da gripe e a quadrivalente contra quatro tipos.

Enquanto corre para ampliar a vacinação contra Covid-19, o Brasil inicia nesta segunda-feira outra grande e importante campanha de imunização: a da gripe, que acontece anualmente. A vacina contra gripe está disponível de forma gratuita para os grupos prioritários pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também pode ser adquirida na rede privada.

Assim como outros tipos de vírus, a gripe sofre mutações e as vacinas precisam se adaptar as diferentes Cepas. Todo ano, a Organização Mundial de Saúde realiza um estudo para descobrir quais são as variantes que mais estão em circulação naquele momento tanto para o hemisfério norte do mundo quanto para o hemisfério sul. É com base nisso que o Ministério da Saúde determina quais mudanças devem ser feitas no imunizante.

Existem dois tipos de vacinas para gripe disponíveis no Brasil. Uma é a trivalente, produzida pelo Instituto Butantan e usada na rede pública. A outra é a tetravalente (quadrivalente), importada de outros países e distribuída pela rede privada.

O Olhar Digital conversou com a Dra. Flávia Bravo, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), que explicou o motivo de cada um desses tipos ser usado em um modelo de distribuição. “Acontece que no mundo quase não se produz mais a trivalente para gripe, então como no particular a vacina é importada acaba sendo a tetravalente. Aqui no Brasil o Butantan ainda faz a trivalente, e toda a rede pública usa essa vacina”, diz.

Vacina contra gripe

Mas qual a diferença entre as duas? Bom, basicamente a trivalente protege contra três tipo de cepas da gripe e a quadrivalente contra quatro tipos. Dra. Flávia diz que com o tempo isso foi aumentando. As vacinas eram monovalentes e depois passaram a ser bivalentes, trivalentes e quadrivalentes à medida que o vírus foi sofrendo modificações.

“A vacina trivalente combate duas cepas da gripe do vírus A e uma do vírus B, enquanto a tetravalente combate duas do B também” destaca Dra. Flávia dizendo que o plano do Instituto Butantan era começar a produzir a quadrivalente ainda esse ano, mas por conta da pandemia isso acabou sendo adiado para que o laboratório pudesse focar na vacina contra Covid-19.

Você viu?

Apesar disso, a especialista diz que a trivalente é fundamental, pois protege contra o vírus A, o que mais circula no Brasil. “O A é o que mais circula no Brasil. Às vezes a gente identifica uma variante do B, as vezes as duas, mas a A está sempre então é muito importante tomar a trivalente”, ressalta.

Mesmo com a pandemia da Covid-19, é importante ir até uma unidade de saúde para fazer a vacinação contra gripe. “A vacina da gripe fica ainda mais importante agora, pois os sintomas e a evolução do quadro são muito parecidos com o da covid. Se você toma a vacina, além de ajudar no diagnostico ainda ajuda a desafogar o sistema de saúde, pois a incidência dos pacientes com gripe vai ser menor”, completa.

A especialista ainda ressalta que a gripe, ao contrário da Covid-19, tem uma incidência grande em crianças, por isso algumas cidades estão levando a vacinação para as escolas. “A gripe, diferente da covid, tem uma importância muito grande nas crianças. Isso ao redor do mundo também, a temporada de gripe começa primeiro atacando as crianças e elas que transmitem e levam para casa. Ao contrario do que acontece com a covid em que as crianças são proporcionalmente menores que os adultos contaminados”, finaliza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!