Além do benefício para a saúde, a população do estado de Virgínia Ocidental (EUA) têm mais um motivo para se vacinar contra a Covid-19: ela também ganhará dinheiro.
O estado oferecerá um título de poupança de US$ 100 (R$ 545) para todos com idades entre 16 e 35 anos que forem vacinados, anunciou o governador Jim Justice, um republicano, em entrevista na segunda-feira (26/4). É parte de um esforço contínuo para aplicar o imunizante em residentes mais jovens, que têm demorado muito para arregaçar as mangas até agora.
"Nossos filhos provavelmente não percebem o quão importante eles são para pôr fim a essa coisa", disse Justice. "Estou tentando encontrar uma maneira que realmente os motive - e a nós - a superar o obstáculo", acrescentou ele, de acordo com o site "NPR".
A iniciativa será adotada retroativamente a pessoas dessa faixa etária que já tenham tomado as suas vacinas.
O lançamento da vacina contra o coronavírus em Virgínia Ocidental, no início deste ano, teve grande adesão. Apesar dos desafios, como a falta generalizada de acesso à internet, o estado predominantemente rural conseguiu vacinar uma grande parcela de sua população elegível até o fim de fevereiro. Só faltava chegar com mais força à camada mais jovem. Se fosse um país, o estado teria ficado em terceiro lugar no ranking de mais vacinados no mundo a época.
Mas, à medida que a elegibilidade para a vacinação se expandia, o ritmo das aplicações diminuía. O estado agora ocupa o 29º lugar no país, de acordo com o rastreador de vacinas do "NPR", que diz que 29% da população foram totalmente vacinados e 35,3% já receberam pelo menos uma dose.
Virgínia Ocidental abriu a vacinação para residentes com 16 anos ou mais em meados de março, mas continua priorizando a vacinação para aqueles com 65 anos ou mais. Na segunda-feira, Justice disse que mais de 78% das pessoas na faixa etária mais velha receberam pelo menos uma dose, enquanto 68,5% foram totalmente vacinados.
A demanda por vacinas caiu nas últimas semanas, com o West Virginia Public Broadcasting observando que "a maioria dos que queriam ser vacinados já o foram, e os demais moradores da Virgínia Ocidental simplesmente não querem a vacina, deixando as autoridades de saúde locais lutando para esgotar suas remessas".
Portanto, o estado voltou a sua atenção para a vacinação de jovens, que agora estão se infectando com taxas notavelmente mais altas.
Os EUA já registraram 32 milhões de casos de Covid-19, com mais de 571 mil mortes.