Pesquisa aponta que 13% da população paulistana vê eficiência no serviço
Reprodução: iG Minas Gerais
Pesquisa aponta que 13% da população paulistana vê eficiência no serviço

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi lembrado como o sistema público mais eficiente pelos paulistanos. De acordo com o Datafolha , 13% dos entrevistados apontaram o SUS como o melhor serviço da cidade, quase o dobro do que em 2020, quando 6% da população aprovava o serviço.

O índice do SUS no levantamento é o melhor desde o início da pesquisa em 2015. Na época, o sistema foi lembrado por 2% da população.

Os serviços do Poupatempo , pela sexta vez consecutiva, e do Metrô , pela quarta vez seguida, também encabeçam a lista dos primeiros colocados da pesquisa.  

Em entrevista à Folha , o secretário de saúde da capital paulista, Edson Aparecido, afirmou que o destaque do SUS durante a pandemia ajudou a aumentar o conhecido do público sobre o serviço. Aparecido ainda ressaltou a queda pela procura de planos de saúde e prevê crescimento de atendimentos em UBSs e AMAs da cidade.

“Muita gente criticava sem conhecer. Tivemos muitas internações de gente com convênio. Outros foram tomar vacina na UBS (Unidade Básica de Saúde) e descobriram que têm direito a pegar um determinado remédio de graça, algo que não sabiam”, disse.

Dados do DataSUS apontam que o sistema de saúde de São Paulo atende cerca de 34 milhões de pacientes por ano, o que representa 145 mil por dia. Segundo a Prefeitura, o SUS abriga quase 9 mil funcionários em 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 61 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA) .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!