Moderna vai fornecer até 500 milhões de doses de vacinas para Covax Facility
Michael Holahan/Divulgação
Moderna vai fornecer até 500 milhões de doses de vacinas para Covax Facility

A farmacêutica americana Moderna anunciou, nesta segunda-feira (3), que vai fornecer 500 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 para o consórcio Covax Facility, que é liderado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo comunicado divulgado pela empresa, as doses devem ser entregues até o ano que vem para 92 países considerados de média e baixa renda.

A primeira remessa, de 34 milhões de doses, deve começar a ser distribuída no quarto trimestre deste ano, que começa em outubro. O Brasil não está incluído entre os países contemplados porque aparece na lista da Covax como uma economia com "autofinanciamento potencial".

Na útlima sexta-feira (30), a vacina da Moderna foi aprovada para uso emergencial pela OMS, o que abriu caminho para que fosse distribuída pela Covax. A ideia do consórcio é distribuir o imunizante globalmente para regiões menos desenvolvidas economicamente.

Apesar de não estar na lista dos países que receberão as doses da Moderna, o Brasil faz parte da iniciativa e já recebeu doses por meio da Covax. Neste fim de semana, a remessa que chegou ao país era da AstraZeneca.

Em meados de abril, a Moderna publicou novos resultados de eficácia da vacina, que apontaram para uma taxa de 90% de eficácia. O índice é um dos mais altos entre as vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas até agora.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!