Rave sem máscaras é usada para testar contágio da Covid-19 no Reino Unido
Kaique Lima
Rave sem máscaras é usada para testar contágio da Covid-19 no Reino Unido

Autoridades de saúde do  Reino Unido  autorizaram a realização de uma festa rave para 3000 pessoas na cidade de  Liverpool  sem a necessidade de uso de máscaras ou respeito ao distanciamento social. O objetivo da experiência é entender como casas noturnas e arenas de shows poderão fazer seu retorno seguro para o verão europeu, que começa em 21 de junho. 

O evento foi realizado em uma casa noturna e contou com a presença de jovens entre 18 e 20 anos ouvindo e dançando música ao vivo. A experiência foi capitaneada pelo Programa de Pesquisa de Eventos (ERP na sigla em inglês) do governo do Reino Unido. 

A BBC fez uma cobertura da festa e conversou com uma série de participantes do estudo para falar sobre a sensação de voltar a uma festa depois de mais de um ano. “Eu entrei e pensei, oh meu Deus, há pessoas e elas estão juntas e estão dançando e estão sorrindo e isso está realmente acontecendo”, disse o DJ da festa, Jayda G, à  BBC

“Eu pensei que minha adolescência foi roubada de mim, mas depois disso esta noite, foi absolutamente incrível”, disse uma das pessoas que foi à festa. Além da rave, o ERP também investigou o impacto da volta de torcedores aos estádios durante a final da Copa da Liga Inglesa, entre Manchester City x Tottenham Hotspur, no último dia 25 de abril. 

Outras experiências

A partida, vencida pelo City, teve público de 8.000 pessoas no estádio de Wembley, em Londres. Com esses experimentos, os cientistas esperam saber como o distanciamento social e a ventilação afetam a disseminação do Sars-Cov-2. No entanto, a reabertura não está sendo realizada de maneira irresponsável, já que a vacinação avança em ritmo acelerado no Reino Unido.

Final da Carabao Cup teve presença de público. Crédito: Manchester City/Divulgação

Por conta disso, o ritmo de reabertura do comércio também tem se acelerado na ilha. Na Inglaterra, por exemplo, os comércios não essenciais já reabriram no último dia 12 de abril e, a partir de 17 de maior, eventos esportivos, como a final da Copa da Inglaterra, entre Leicester x Chelsea e salões de restaurantes também poderão reabrir. 

Você viu?

Atualmente, o Reino Unido tem o quinto maior número de mortos pela Covid-19 no mundo, tendo registrado 4.437.534 casos e 127.799 mortes, de acordo com dados da universidade americana Johns Hopkins. 

Com informações da  BBC

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!