Novo carregamento de CoronaVac chega ao Rio e garante retomada do calendário
Reprodução: ACidade ON
Novo carregamento de CoronaVac chega ao Rio e garante retomada do calendário

Um novo carregamento de vacinas contra o Covid-19 chegou ao Rio na manhã desta quinta-feira. Ao todo são 184 mil doses de CoronaVac e 54.750 mil de Oxford/Astrazeneca que serão distribuídos por todos os municípios do estado. Com isso, o calendário da aplicação das segundas doses, que estava atrasado no Rio, será retomado.

"A expectativa é receber 90 mil doses para fazer a vacinação das pessoas com 65 e 64 anos. A gente espera que isso possa equacionar o problema do atraso na segunda dose", explicou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, em entrevista ao telejornal Bom Dia Rio, da TV Globo.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, serão reservadas 20 mil doses da Coronavac para serem distribuídas para grávidas que morem fora do Rio. Segundo ele, a ideia é garantir as duas doses para esse grupo nos outros municípios do estado, onde não há vacinação com a Pfizer.

"Há um percentual reservada para as grávidas. Isso fora do munciípio do Rio. No Rio elas poderão ser vacinadas com a vacina da Pfizer e com a Coronavac. E nos outros 91 minucípios do estados as grávidas com comorbidade serão vacinadas com Coronavac", explicou Chieppe, também em entrevista ao telejornal Bom Dia Rio.

Você viu?

Ainda de acordo com Chieppe, as grávidas que já receberam a primeira dose da Astrazeneca não devem tomar a segunda dose. Elas precisam aguardar a orientação do Ministério da Saúde.

Calendário unificado

Chieppe voltou a falar na possibilidade de unificar os calendários de vacinação. Segundo ele, a ideia seria criar esse calendário único após o grupo de pessoas com comorbidades, em julho:

"Existe já uma conversa em andamento. Na verdade os municípios são os responspaveuis. Que a gente consiga passar para a população um calendário unificado, obviamento isso depende das remessas de doses".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!