Pandemia pode ser controlada com 75% de vacinados, diz estudo em Serrana
Fusion Medical Animation/Unsplash
Pandemia pode ser controlada com 75% de vacinados, diz estudo em Serrana

Um estudo conduzido pelo Instituto Butantan em Serrana (SP), cidade que realiza uma campanha de vacinação em massa, constatou que a pandemia do coronavírus pode ser controlada se 75% da população for imunizada.

A cidade, de 45 mil habitantes, foi escolhida para a iniciativa porque tinha um alto índice de contágio. A imunização, realizada com doses de CoronaVac, seguiu critérios científicos. A cidade foi dividida em 25 áreas que formaram quatro grupos. Os grupos foram vacinados, um por vez, com uma semana de diferença.

A vacinação ainda não tinha terminado quando Serrana enfrentou um aumento no número de casos. O cenário mudou entre o fim de março e o começo de abril. Segundo os cientistas, o jogo começou a virar quando dois dos quatro grupos ficaram imunizados com a segunda dose.

Em abril, Serrana já observava uma queda expressiva na incidência da Covid-19. De 699 casos em março, esse número caiu para 251. E as mortes passaram de 20 para seis, nesse mesmo período.

Você viu?

Os dados da vacinação e da incidência da Covid em Serrana foram analisados pelos cientistas e obtidos pelo Fantástico com exclusividade. De acordo com o levantamento, o controle da pandemia se deu depois que três dos quatro grupos receberam a segunda dose.

Ou seja, cerca de 75% da população. Segundo o Instituto Butantan, logo depois do fim da vacinação, o índice de mortes caiu 95% em Serrana.

O número de casos sintomáticos de Covid-19 teve uma redução de 80%. E a quantidade de hospitalizações teve uma queda de cerca de 86%. Serrana parece ser um oásis na região.

A pesquisa do Butantan também revela que, enquanto 15 cidades vizinhas apresentavam aumento no número de casos, acontecia exatamente o contrário em Serrana, onde toda a população adulta já recebeu duas doses de imunizante.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!