Covid-19: Ministério da Saúde reduz previsão de vacinas​ para junho; veja
André Biernath - Da BBC News Brasil em São Paulo
Covid-19: Ministério da Saúde reduz previsão de vacinas​ para junho; veja

O Ministério da Saúde reduziu em 3,9 milhões de doses a previsão de entregas de vacinas contra a Covid-19 em junho. Até semana passada, a pasta contava com cerca de 43,8 milhões de doses para este mês, mas o número foi atualizado nesta quarta-feira para 39,8 milhões.

Houve queda na previsão de recebimento da CoronaVac, feita pelo Instituto Butantan, de 6 milhões para 5 milhões. Doses da vacina feita AstraZeneca/Fiocruz também tiveram redução, de 20,9 milhões para 18 milhões.

Nos dois casos, o Ministério da Saúde informa, no cronograma atualizado, que os quantitativos dependem de confirmação dos laboratórios considerando o recebimento do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), matéria-prima usada para fazer o produto.

A nova previsão frustra comunicado da própria pasta que, nesta quarta-feira, divulgou informe ressaltando que "junho deve bater recorde de distribuição com + de 40 MILHÕES de doses distribuídas pelo Ministério da Saúde!"

Na semana passada, a pasta chegou a informar o quantitativo de 39,7 milhões de doses para serem recebidas em junho. A previsão representava uma redução de 12,5 milhões de doses em relação ao cronograma divulgado anteriormente. No mesmo dia, o ministério elevou o número para 43,8 milhões em junho. Nesta quarta, o dado foi atualizado pra 39,8 milhões.

O GLOBO mostrou nesta quarta-feira que o ritmo de vacinação no Brasil caiu 16% em maio, na comparação com o mês anterior, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa que monitoram a situação da Covid-19 no país. Isso significa uma diminuição de 4,1 milhões de doses aplicadas.

Você viu?

O mês de abril fechou com cerca de 24,6 milhões de doses aplicadas. Já maio registrou 20,5 milhões. A redução significativa ocorreu no montante aplicado como segunda dose: de 10,5 milhões para 6,5 milhões, entre abril e maio.

Especialistas e gestores da Saúde apontaram múltiplos fatores para a desaceleração da vacinação na ponta, tais como as poucas opções de imunizantes disponibilizados pelo Ministério da Saúde, falta de matéria-prima que resultou em paralisação da aplicação de segunda dose em mais de mil municípios e orientações confusas da pasta em relação à reserva para dose de reforço.

Há também ausência de estratégias para elevar o comparecimento da população que precisa completar o esquema vacinal com a segunda dose e ainda entraves burocráticos relacionados à vacinação do grupo com comorbidades recentemente incluído, desde a definição das doenças contempladas à dificuldade do cidadão para obter atestados e laudos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!