Pfizer entrega 2,4 milhões de doses ao Brasil nesta semana
Reprodução
Pfizer entrega 2,4 milhões de doses ao Brasil nesta semana


A farmacêutica americana Pfizer envia ao Brasil, nesta semana, mais 2,4 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. As entregas serão feitas em três voos com chegada pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A primeira remessa, com 530 mil doses, que será o 12º lote enviado ao país, tem desembarque previsto para esta terça-feira, às 20h05.

As outras duas entregas acontecem na quarta e quinta-feira, com 936 mil doses em cada dia. Na semana pasada, a Pfizer finalizou o envio de outros 2,4 mil imunizantes, também dividido em três entregas.

O Brasil recebeu, até agora, 8,3 milhões das 200 milhões de doses da vacina Pfizer/Biontech contratadas pelo governo federal. Com as três desta semana, o número sobe para 10,6 milhões. A farmacêutica americana diz que vai cumprir o cronograma de entrega total até o final de 2021.

A logística de entrega das doses ao governo federal conta com segurança da Polícia Federal. Equipes acompanham o desembarque em Viracopos e escoltam o transporte rodoviário das doses até o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).

A Pfizer realizou todas as entregas ao Brasil até agora pelo Aeroporto de Viracopos. A primeira remessa teve 1 milhão de doses e foi recebida pelo país em 29 de abril, em cerimônia que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Você viu?

Armazenamento e indicação de idade

No fim de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou novas condições de conservação e armazenamento para a vacina da Pfizer, que agora pode ser mantida em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias. A orientação anterior era de cinco dias.

Antes da liberação dos frascos para a vacinação, as doses da Pfizer precisavam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Tais condições não permitiam que a vacina fosse enviada para municípios distantes mais que 2h30 da capital do estado.

Na sexta-feira, a Anvisa autorizou a aplicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para maiores de 12 anos. Anteriormente, a indicação era apenas para pessoas com 16 anos de idade ou mais.

Bolsonaro pede antecipação de doses da Pfizer

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu na segunda-feira com a presidente da farmacêutica Pfizer na América Latina, Carlos Murillo, e a presidente da empresa no Brasil, Marta Díez. Ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o governo brasileiro pediu a antecipação de doses da vacina da empresa.

Atualmente, o governo federal tem dois contratos que preveem a entrega do total de 200 milhões de doses da vacina produzida pela Pfizer ao Brasil. Conforme o GLOBO revelou, houve um atraso de 216 dias para a aquisição do imunizante da farmacêutica americana.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!