Vacina contra Covid desenvolvida em Cuba
Reprodução
Vacina contra Covid desenvolvida em Cuba

A candidata vacinal cubana contra a Covid-19 Soberana 02 alcançou uma eficácia de 62% com a aplicação de duas de suas três doses previstas, um resultado intermediário que supera o 50% exigido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), informaram no sábado autoridades científicas da ilha.

— Podemos informar que alcançamos 62% de eficácia com a aplicação de duas doses da vacina (Soberana) 02, um resultado "reconfortante" porque foi dado com a cepas que já circulam no país — disse Vicente Vérez, diretor do Instituto Finlay de Vacinas, que desenvolveu o imunizante.

A OMS exige uma eficácia de pelo menos 50% para que uma candidata seja aceita como vacina.

— Em duas semanas devemos ter a conclusão da eficácia com as três doses, que esperamos que deva ser maior — acrescentou o cientista.

Cuba trabalha há 13 meses em cinco candidatas vacinais e duas delas, Soberana 02 e Abdala, concluíram a terceira e última fase de teste.

No começo do mês, o país anunciou testes clínicos em crianças de suas duas candidatas a vacinas contra Covid-19, desenvolvidas na ilha. Os ensaios vão contemplar a faixa etária entre 3 e 18 anos, com divisão em dois grupos.

Adolescentes com idade de 12 a 18 anos serão os primeiros imunizados. Na sequência, virão as crianças de 3 a 11 anos, segundo o Centro para o Controle Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (CECMED).

Você viu?

O estudo "visa avaliar a segurança, reatogenicidade e imunogenicidade" das vacinas candidatas Soberana 2 e Soberana Plus em menores. De acordo com as autoridades, a aprovação do ensaio clínico se deve ao aumento de casos da doença em crianças e à segurança dos imunizantes demonstrada em outros testes já conduzidos no país.

Segundo o CECMED, as vacinas se mostraram "seguras e bem toleradas em adultos". O centro informou que até 27 de maio foram registrados 18.249 casos confirmados em menores, sendo 983 em crianças com menos de um ano.

"Embora a maioria das crianças sofra da doença de forma moderada, é perigosa pelas complicações que podem sofrer no período da infecção e pelas consequentes sequelas deixadas pela doença", ressaltou o CECMED.

A exemplo dos testes em adultos, as vacinas serão aplicadas em três doses a cada 28 dias, sendo as duas primeiras da Soberana 2 e uma da Soberana Plus. Ao todo, Cuba tem cinco candidatas a imunizantes, com duas delas - Soberana 2 e Abdala - já em fase final dos ensaios clínicos.

Até o momento, o país já contabilizou mais de 153 mil casos de Covid-19 e 1.057 mortes em decorrência da doença, de acordo com dados da Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em razão do aumento recente de infecções, o governo lançou uma campanha de vacinação nas populações em risco no dia 12 de maio. A expectativa é que 70% da população de 11,3 milhões de habitantes esteja vacinada até o fim de agosto.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!