Pessoas aguardam na fila de um centro de vacinação móvel em Santigo, Chile
Foto: IVAN ALVARADO / REUTERS/16-06-2021
Pessoas aguardam na fila de um centro de vacinação móvel em Santigo, Chile

O Chile iniciou nesta terça-feira a vacinação de menores de 12 a 17 anos contra a Covid-19, em mais uma etapa da bem-sucedida campanha de imunização no país, e se torna o primeiro da América do Sul a vacinar adolescentes. Apesar do sucesso da vacinação, no entanto, o país vinha apresentando um aumento de contágios nas últimas semanas. Agora, tem mostrado uma redução nos casos de infecções diárias. Nesta terça-feira, foram registrados 3.464 novos casos e 45 mortes por coronavírus.

Até agora, 11,8 milhões de pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, enquanto 9,3 milhões tomaram duas doses, o equivalente a mais de 47% da população. O governo pretende vacinar todas as pessoas com mais de 12 anos até o final de junho, alcançando 15 dos 19 milhões de habitantes do país.

As autoridades sanitárias determinaram que a vacinação será realizada com o imunizante da Pfizer/BioNTech e os primeiros serão aplicados em adolescentes em centros do Serviço Nacional do Menor (Sename), centros de saúde mental e com comorbidades específicas.

— O objetivo é vacinar todas as crianças e jovens entre 12 e 17 anos, porque já temos uma vacina aprovada para cumprir essa função — disse o presidente do Chile, Sebastián Piñera,  no início da vacinação, em Santiago. — Quando tivermos a vacina adequada, também vacinaremos crianças menores de 12 anos.

O Chile recebeu mais de cinco milhões de doses da Pfizer/BioNTech desde o início da vacinação em massa de adultos em 3 de fevereiro, além das vacinas Sinovac (18,1 milhões de doses), AstraZeneca (897.600, das quais 489.600 vieram pelo mecanismo internacional Covax) e CanSino (575.908), imunizante chinês de dose única.

Você viu?

No total, foram recebidas 24,6 milhões de doses. A vacina da Johnson & Johnson também foi aprovada para uso, mas nenhuma remessa chegou ainda.

Embora o processo de vacinação tenha sido rápido, o presidente Piñera indicou que há pelo menos dois milhões de pessoas na população-alvo que ainda não foram vacinadas.

— Isso significa um risco não só para a saúde e a vida dessas pessoas, mas também para todos ao seu redor — disse ele.

No total, o país registrou 1,5 milhão de casos e mais de 30 mil óbitos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!