Taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil volta a subir
Reprodução/FreePic
Taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil volta a subir


A taxa de transmissão (Rt) da Covid-19 no Brasil segue em alta, subindo para 1,13, segundo levantamento do Imperial College de Londres, atualizado nesta terça-feira (22). O índice atual estimado pela universidade britânica significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem a doença para outras 113.

O Rt brasileiro estava em 1,07 no relatório divulgado na semana passada,  e em 0,99 na anterior. Quando a taxa de contágio está acima de 1, indica que a Covid-19 avança sem controle no país.

Dentro da margem de erro calculada pela universidade britânica, o índice atual pode variar de 1,0 a 1,16.

O Imperial College também projeta que o Brasil deve registrar 16.300 óbitos pela doença nesta semana, um aumento em relação à anterior, quando foram contabilizadas 14.264 mortes provocadas pelo coronavírus.

Você viu?

A taxa de transmissão é uma das principais referências para acompanhar a evolução epidêmica do Sars-CoV-2 no país. No entanto, especialistas costumam ponderar que é preciso acompanhá-la por um período prolongado de tempo para avaliar cenários e tendências, levando em conta o atraso nas notificações e o período de incubação do coronavírus, que chega a 14 dias.

Por ser uma média nacional, a taxa também não indica que a doença esteja avançando ou retrocedendo da mesma forma nas diversas cidades, estados e regiões do Brasil. Além disso, a universidade britânica pondera que a precisão das projeções varia de acordo com a qualidade da vigilância e dos relatórios de cada país.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!