Covid-19: Brasil recebe 2 milhões de doses da Janssen doadas pelos EUA
Reprodução: iG Minas Gerais
Covid-19: Brasil recebe 2 milhões de doses da Janssen doadas pelos EUA

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acompanhou na manhã desta sexta-feira, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, a chegada de 2,05 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson (J&J), doadas pelo governo dos Estados Unidos.

Os imunizantes seguirão para o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos. Um segundo lote, com 942 mil doses, deve chegar neste sábado.

O Brasil já recebeu 1,8 milhão de doses da vacina da Janssen, parte do lote comprado pelo governo brasileiro, num total de 38 milhões. Os lotes têm prazo de validade até agosto, o que ajuda a acelerar as campanhas de vacinação no país. Queiroga afirma que toda a população brasileira deve estar vacinada com a primeira dose até setembro.

Você viu?

A vacina da Janssen é aplicada em dose única e o uso emergencial no Brasil foi aprovado em março passado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A imunização ocorre após 28 dias da aplicação e a eficácia para casos graves é de 85%.

O imunizante pode ser armazenado por cerca de três meses, em temperaturas de 2°C a 8°C, a de geladeiras normais. O governo americano afirma que a doação demonstra o foco do país no combate à Covid-19 "numa das regiões mais afetadas do mundo". No total, os Estados Unidos devem doar 80 milhões de doses de imunizantes a outros países.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!