Em queda, taxa de transmissão da Covid no Brasil tem menor índice em 7 semanas
Pixabay
Em queda, taxa de transmissão da Covid no Brasil tem menor índice em 7 semanas

A taxa de transmissão (Rt) da Covid-19 no Brasil caiu para 0,91, segundo levantamento do Imperial College de Londres, atualizado nesta terça-feira. O índice estava em 0,98 no relatório divulgado na semana passada. As taxas são as mais baixas registradas desde 18 de maio, quando o Rt brasileiro também estava em 0,91.

A taxa de contágio atual significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem a doença para outras 91 pessoas. Quando a taxa está acima de 1, indica que a Covid-19 avança sem controle no país.

Dentro da margem de erro calculada pela universidade britânica, o Rt brasileiro atual pode variar de 0,88 a 0,95.

O Imperial College também projeta que o Brasil deve registrar 10.300 óbitos pela Covid-19 nesta semana, uma redução em relação à anterior, quando foram contabilizadas 10.810 mortes pela doença.

A taxa de transmissão é uma das principais referências para se acompanhar a evolução epidêmica do Sars-CoV-2 no país. No entanto, especialistas costumam ponderar que é preciso acompanhá-la por um período prolongado de tempo para avaliar cenários e tendências, levando em conta o atraso nas notificações e o período de incubação do coronavírus.

Você viu?

Por ser uma média nacional, o Rt também não indica que a doença esteja avançando ou retrocedendo da mesma forma nas diversas cidades, estados e regiões do Brasil. Além disso, a universidade britânica afirma que a precisão das projeções varia de acordo com a qualidade da vigilância e dos relatórios de cada país.

Dados do boletim do consórcio de veículos de imprensa também apontam uma melhora no cenário brasileiro: na segunda-feira, a média móvel foi de 49.237 diagnósticos positivos de Covid-19, uma redução de 33% em comparação ao índice de 14 dias atrás, o que demonstra uma tendência de queda.

A média móvel de óbitos foi de 1.575, uma redução de 20% em comparação com o cálculo de duas semanas atrás. O índice está em tendência de queda há nove dias.

A "média móvel de 7 dias" faz uma média entre o número do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda dos casos ou das mortes. É um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o ruído causado pelos finais de semana, quando as notificaões são reduzidas por escassez de funcionários em plantão.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!