Covid-19: SP antecipa novamente calendário de vacinação contra o coronavírus
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Covid-19: SP antecipa novamente calendário de vacinação contra o coronavírus

O governo de São Paulo antecipou, neste domingo (11), o calendário de vacinação contra a Covid-19 no estado para pessoas acima de 18 anos. Agora, todos terão ao menos a primeira dose até o dia 20 de agosto, diferente do calendário anterior, que previa a data de 15 de setembro. Além disso, o governo incluiu também adolescentes com idades entre 12 e 17 anos no cronograma. Veja como fica:


A imunização contra a Covid-19 de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos foi fixada para o dia 23 de agosto. Já adultos, aqueles acima de 18 anos, vão ser vacinados até o dia 20 de agosto. Antes, a data final do cronograma para pessoas com idade acima de 18 anos estava prevista para 15 de setembro e os adolescentes não estavam incluídos no plano.

"Isso significa 26 dias a menos do que o prazo anterior, que era de 15 de setembro. Uma excepcional notícia. A data final da vacinação de pessoas com mais de 18 anos com pelo menos uma dose, o que antecipa o nosso dia da esperança", afirmou o governador João Doria (PSDB) durante o anúncio.


Você viu?

A mudança antecipa já para a próxima quinta-feira (15) o início da imunização de pessoas com idade entre 35 e 36 anos. O escalonamento vai ocorrer até 20 de agosto, quando o imunizante contra a Covid-19 começa a ser aplicado em pessoas quem tem de 12 a 17 anos.

Adolescentes grávidas ou jovens com comorbidades serão os primeiros a serem vacinados, do dia 23 até dia 5 de setembro. Depois, a partir do dia 6, todos os adolescentes a partir dos 12 anos serão vacinados até o dia 30 do mesmo mês.

Segundo o secretário da Saúde do estado, Jean Gorynchten, o objetivo da antecipação e amplicação do calendário para adolescentes é vacinar quem circula e transmite a doença.

"Nesse segunda fase nós estamos protegendo muito mais jovens que são exatamente aqueles que circulam e transmitem o vírus, muito deles que não se preocupam com as regras e ritos sanitários. Dessa forma, também impactaremos a redução do número de casos", disse.

Segundo o governador, a antecipação se deve por causa da compra direta da vacina Coronavac da fabricante chinesa Sinovac, que proporcionou o aumento no ritmo atual. "Isso só foi possível porque o Governo de SP comprou 30 milhões de novas doses da Coronavac", afirmou Doria em seu Twitter.

A chegada das doses extras da Coronavac ocorre após acordo entre o Governo do Estado, o Instituto Butantan e a Sinovac. O primeiro lote com 2,7 milhões de vacinas desembarcou no Brasil no último dia 7 de julho e passa por controle de qualidade antes da distribuição aos 645 municípios de São Paulo. Outra remessa com 1,3 milhão de doses virá de Pequim até o final deste mês.

Com a atualização, o calendário fica assim:

  • 8 a 14 de julho - 37 a 39 anos
  • 15 a 18 de julho - 35 e 36 anos
  • 19 de julho a 4 de agosto - 30 a 34 anos
  • 5 a 12 de agosto - 25 a 29 anos
  • 13 a 20 de agosto - 18 a 24 anos
  • 23 de agosto a 5 de setembro - adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência e comorbidade
  • 6 a 19 de setembro - adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidade
  • 20 a 30 de setembro - adolescentes de 12 a 14 anos sem comorbidade

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários