Vacina de Oxford e da farmacêutica AstraZeneca
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Vacina de Oxford e da farmacêutica AstraZeneca

Apostando em acelerar o ritmo da vacinação, a Prefeitura do Rio dá início, a partir da próxima segunda-feira, a um calendário intenso de imunização. Está prevista a aplicação da primeira dose na população a partir de 15 anos até o fim de agosto. Diferente de outros momentos da campanha na cidade, aos adultos será reservado apenas um dia por idade. O município espera que a adesão seja alta e que o número de atendimentos diários fique em torno de 60 mil.

Para ser possível acelerar sem deixar grupos anteriores descobertos, a prefeitura pede que os adultos com 33 anos ou mais aproveitem a repescagem nesta sexta-feira e amanhã, sábado. Não estão previstas novas datas para os atrasados da primeira dose por pelo menos duas semanas.

Na próxima semana é a vez dos moradores de 32 anos (segunda) a 27 anos (sábado). No planejamento de uma idade por dia, o atendimento será de mulheres pela manhã e de homens à tarde. O calendário para os adultos segue até o dia 18, para a população com 18 anos.

O secretário de Saúde, Daniel Soranz, reforça o pedido para que pessoas não aguardem pela repescagem e nem que haja a escolha de qual imunizante tomar. Ainda em agosto está previsto o início da vacinação para menores de idade, começando pelos de 17 anos no dia 23.

"É muito importante que os jovens tenham a disciplina de se vacinar no seu dia, sem ficar escolhendo vacina. Então, a nossa recomendação é de que se é seu dia de se vacinar, se programe para estar lá. A gente vai estar numa fase muito acelerada da campanha onde o volume de pessoas a ser vacinada é muito maior", disse Soranz.

Você viu?

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Márcio Garcia, destacou que ainda há uma corrida para levar aos postos os atrasados para a primeira dose e para completar o esquema vacinal com a segunda.

"Continuamos ainda a buscar aqueles que por algum motivo ainda não se vacinaram. É um esforço permanente da secretaria de saúde", disse Garcia.

A expectativa é de que não haja novas interrupções na entrega dos lotes por parte do Ministério da Saúde, através do Plano Nacional de Imunização (PNI), como ocorreu nesta semana, o que obrigou a paralisação da aplicação da primeira dose para pessoas com idade a partir de 34 anos na segunda e na terça-feira.

Segundo Soranz, a estratégia continua a ser a de acelerar o calendário e, para isso, conta com entregas através do PNI pelo menos três vezes na semana. O município deve receber novo lote nesta sexta-feira ou no sábado para o cronograma a partir de segunda. O secretário destaca que tem pedido pelo repasse rápido das doses, assim que o ministério receba dos fabricantes.

De acordo com Soranz, a pasta do governo federal tem planejado para agosto cerca de um milhão de doses da Pfizer, podendo chegar a dois milhões em algumas ocasiões, duas entregas por semana do Instituto Butantan, fabricante no Brasil da CoronaVac, e uma vez por semana da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável pela produção nacional da AstraZenaca.

"A gente tem vacina sempre de entregas para três dias. Então o Ministério da Saúde para que a gente cumpra o nosso calendário precisa entregar pelo menos 3 vezes na semana. O nosso pleito é para que o ministério entregasse as vacinas de acordo com as datas que ele recebe, que é todo dia", disse o secretário.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!