João Doria
Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
João Doria


O governador João Doria cobrou, em coletiva desta quarta-feira (4), a entrega de doses da vacina Pfizer ao estado. "São Paulo recebeu apenas 50% das vacinas do Ministério da Saúde ontem, e deveria ter recebido a totalidade".

Segundo o governador, o estado recebeu 228 mil doses a menos do previsto. "Aquilo que deveria ter sido entregue, não foi. O número representa 50% a menos do que o governo do estado de São Paulo tem o direito, regularmente, de receber dentro do PNI (Programa Nacional de Imunização)".

São Paulo recebe, em média, 22% do quantitativo das vacinas destinada ao Brasil, quantidade proporcional à população do estado. Doria considera que a atitude da pasta foi arbitrária e que representa a quebra do pacto federativo.

Você viu?

"SP não aceitará boicotes do governo federal! Ontem recebemos metade das doses de vacinas da Pfizer previstas. O argumento é que SP está com a vacinação mais avançada. Estão punindo a eficiência da gestão de SP?Tomaremos medidas para garantir vacina no braço da nossa população", argumentou Doria.


"Com menos vacinas, vacinas da Pfizer, o Ministério da Saúde compromete o calendário de vacinação de crianças e adolescentes no estado de São Paulo, previsto para começar no dia 18 de agosto", afirmou Doria.

"O PNI é seguido de uma forma ética e planejada pelo Governo de São Paulo. Com essa organização, o Estado de São Paulo não poderia ter sido surpreendido por uma medida tão descabida", disse o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

"É muito preocupante o que ocorreu. O planejamento da imunização depende da manutenção dos critérios que estão sendo utilizados e precisamos que o recebimento de vacinas seja mantido", acrescentou João Gabbardo, Coordenador-Executivo do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo.

Na manhã desta quarta-feira (4), a gestão estadual enviou um ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, questionando a decisão e solicitando a entrega das doses que faltam. Leia o ofício na íntegra:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!