Covid-19: RJ registra aumento de casos; Paes se desculpa por plano de reabertura
Hermes de Paula / Agência O Globo
Covid-19: RJ registra aumento de casos; Paes se desculpa por plano de reabertura

Depois de registrar queda no número de casos de Covid-19 por cerca de dez semanas, a cidade do Rio voltou a ter aumento no indicador. Os novos números foram anunciados nesta sexta-feira, na divulgação do 31° boletim epidemiológico sobre o avanço do coronavírus no município.

"Como vocês podem observar, depois de uma queda de várias semanas consecutivas, temos um pequeno aumento importante nas últimas semanas, e a gente está monitorando isso. São casos principalmente de síndrome gripal", explicou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Márcio Garcia.

Na ocasião, o prefeito Eduardo Paes pediu desculpas pela maneira como comunicou o plano de reabertura da cidade. Isso pode ter dado margem à interpretação de que o cenário epidemiológico do Rio era favorável, admitiu.

"Pequeno aumento importante é um grande aumento. Temos tido nessa semana e no fim da semana passada um aumento do número de casos de novo. A gente vinha tendo redução. Isso é basicamente fruto da variante Delta. E me leva a reafirmar algo que eu pessoalmente talvez tenha comunicado mal. Quando a gente anuncia uma programação de reabertura, e eu assumo responsabilidade por isso, a gente não quer dizer que tudo está sob controle. Toda nova medida tem relação com o cenário epidemiológico. Se a gente tem o número de casos aumentando, a tendência é fechar, não abrir. Assumo aqui a responsabilidade por ter passado uma outra impressão", disse.

"Se pareceu que eu comuniquei isso com o calendário de planejamento, não foi essa a minha intenção. Eu me equivoquei na maneira como me comuniquei, passei a impressão de que estava tudo bem mas não está. Temos um cenário de reabertura, mas se o cenário epidemiológico piorar, vamos pensar em outra coisa. Não tem o menor problema em recuar naquele plano", completou.

Você viu?

Em virtude dos resultados do último boletim, todas as 33 Regiões Administrativas (RAs) da cidade voltam a ter alto nível de risco de contaminação. Na semana passada, a cidade tinha 12 RAs no nível moderado, o mais baixo da escala.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!