Máscara N95 em uso
Pixabay/Creative Commons
Máscara N95 em uso

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), destacou a importância do  uso de máscaras e o distanciamento social, a fim de reduzir os casos da Covid-19 . Durante entrevista coletiva, Jarbas Barbosa, diretor assistente da entidade, afirmou que estudos apontam que somente o uso de máscaras já pode reduzir os casos da doença em 10% a 20%.

“A vacinação e medidas como o uso de máscaras tornam o fim da pandemia mais próximo”, ressaltou Barbosa.

Carissa Etienne, diretora da Opas, afirmou que as internações pelo vírus têm diminuído na na América do Sul. Segundo ela, na última semana houve 1,5 milhão de casos e quase 20 mil mortes por Covid-19 nas Américas. E, apesar do número de mortes ter recuado, os casos seguem em “nível elevado” na região. 

Etienne ressaltou que  a prioridade agora é fazer com que a vacinação chegue em todo o mundo, de modo a cobrir os grupos mais vulneráveis à doença, como os mais idosos e os profissionais de saúde.

Ainda, a diretora afirmou que os países devem aumentar a cobertura vacinal para 80% ou mais da população, já que esse seria o nível para controlar as transmissões, segundo modelos que estudam a pandemia da Covid-19.

Sobre uma dose reforço, a diretoria disse que a Opas não tem agora evidências para defender uma terceira dose de vacina. Ela comentou que estudos estão sendo feitos e que poderia ser indicado o reforço só para alguns grupos, como os imunodeprimidos ou os mais velhos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!