Covid-19: Brasil registra queda de óbitos pela 10ª semana seguida, diz Fiocruz
Reprodução: BBC News Brasil
Covid-19: Brasil registra queda de óbitos pela 10ª semana seguida, diz Fiocruz

O Brasil registrou a décima seguida de queda no  número de óbitos pela Covid-19, informou a Fiocruz nesta sexta-feira. Segundo a nova edição do Boletim Observatório Covid-19, na semana epidemiológica de 15 a 28 de agosto, o país teve uma redução média diária de 1,6% de mortes causadas pelo coronavírus. A incidência de casos confirmados nesse mesmo período caiu 2,4% ao dia, e a taxa de positividade dos testes também está em queda.

No entanto, os cientistas do Observatório Covid-19 ressaltam que os valores médios registrados nesta última semana epidemiológica — 24,6 mil casos novos e 670 óbitos diários — reforçam atenção para evitar um novo agravamento da pandemia, "sobretudo pela difusão da variante Delta no momento em que grande parte da população ainda não completou o esquema vacinal".

Atualmente, a taxa de letalidade da Covid no Brasil está em torno de 2,8%, que é considerada alta se comparada à de outros países que adotam medidas de proteção coletiva, testagem e cuidados intensivos para doentes graves.

Segundo o mesmo boletim, a incidência de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), que é um dos indicativos sobre a pandemia utilizado pelos cientistas, também aponta uma tendência geral de queda no país, mas cinco unidades da federação ainda apresentam índice extremamente alto: Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, São Paulo e o Distrito Federal. Muitas capitais das regiões Sul, Sudeste e Nordeste também registraram tendência de alta nos casos: Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, Salvador, Aracaju, Maceió, João Pessoa, Natal e Fortaleza.

30% da população vacinada

Nesta quinta-feira, o boletim do consórcio de veículos de imprensa, do qual O GLOBO faz parte, registrou 776 novos óbitos pela doença, totalizando 582.004 vidas perdidas para a Covid-19. A média móvel de mortes ficou em 628, o menor número desde 28 de dezembro de 2020, e sua redução foi de 23% em comparação ao cálculo de 14 dias atrás, o que demonstra tendência de queda.

Também nesta quinta, o Brasil ultrapassou a marca de 30% da população inteiramente imunizada contra Covid-19, ou seja, com as duas doses da vacina.

Em todo o país, 133.043.816 pessoas foram parcialmente imunizadas com a primeira dose de uma das vacinas, o equivalente a 62,37% da população brasileira. Já 64.687.797 pessoas estão totalmente imunizadas (com as duas doses ou com a vacina de dose única), ou seja, 30,32% da população nacional.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!