Sotrovimabe poderá ser utilizado em casos leves e moderados de covid-19
Divulgação
Sotrovimabe poderá ser utilizado em casos leves e moderados de covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou hoje a inclusão do medicamento Sotrovimabe na lista dos que receberam a autorização temporária de uso emergencial (AUE), em caráter experimental, contra a covid-19 . A substância é a quinta autorizada no país, sendo a quarta em uso emergencial.

"Apesar dos esforços para ampliar a vacinação, ainda precisamos disponibilizar mais medicamentos capazes de evitar que os pacientes infectados desenvolvam complicações", disse Meiruze Freitas, diretora da Anvisa e relatora do processo, protocolado pela empresa GlaxoSmithkline Brasil Ltda em 19 de julho.

“A autorização de mais um tratamento com anticorpo monoclonal amplia as opções terapêuticas, em especial aquelas capazes de atuar contra as variantes do novo coronavírus que circulam no Brasil. Esperamos que o uso desse medicamento reduza a necessidade de hospitalização em pacientes com Covid-19 leve a moderado”, completou.

A substância já é aprovada pela Agência Reguladora Norte Americana (FDA) e pela Health Canada. Na Europa, o órgão regulador emitiu parecer científico apoiando seu uso como uma opção de tratamento para a covid-19.

O Sotrovimabe só é indicado para maiores de 12 anos que estão em risco de progressão para o estágio grave da doença, e não poderá ser vendido em farmácias e drogarias.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários